quinta-feira, 7 de março de 2019

O FIM DA APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO (Por Lair de Mattos)


Resultado de imagem para imagens contra a reforma da previdenciaEntre as inúmeras alterações que a proposta de reforma da previdência prevê, uma das mais impactantes é o fim da aposentadoria por tempo de contribuição. Pelo que observo, as pessoas, em sua maioria, não se deram de conta das consequências desta alteração. Há uma confusão com a aposentadoria por idade, modalidade hoje existente. Aprovada a reforma, todos irão se aposentar por idade. Os homens com 65 anos e as mulheres com 62. Desde que tenham pelo menos vinte nos de contribuição.Um homem, hoje com 50 anos de idade e 30 de carteira assinada, estava contando certo que daqui a cinco nos estaria aposentado. Ruíram seus planos. Agora faltam quinze anos para se aposentar.

Ou mais, pois a idade mínima para aposentadoria irá aumentar conforme aumentar a expectativa de vida da população. Mas ele ainda não sabe.Essa é a nossa grande tarefa. Explicar com clareza para as pessoas como a reforma da previdência irá afetá-las. Ninguém está imune. Nem mesmo os que já se aposentaram.
O desfinanciamento da previdência poderá, no futuro, provocar a redução dos valores das aposentadorias já concedidas. Haverá um desestímulo à contribuição previdenciária, pela descrença da possibilidade de aposentar-se devido à dureza das regras; por que tanto faz ter 35 anos de contribuição ou vinte, pois em ambos os casos, sem atingir os 65 anos de idade, nada feito; por que com a carteira verde amarela, outra proposta maligna do Bolsonaro, não haverá contribuição; pelo desemprego, que só aumenta; pela redução dos salários provocada pela crise. clique e leia mais